🗓️ Calendários Digitais.

Se há uns tempos me dissessem que iria utilizar esta ferramenta diariamente, eu não acreditaria nessa pessoa:

A pessoa: -“Ah, e tu depois tens a possibilidade de organizar tudo a cada minuto, para tornar o teu dia altamente produtivo!” 

Eu (há uns tempos atrás): – …

Desde que comecei a tomar algumas atitudes minimalistas em Março de 2020, a verdade é que, utilizando o computador todos os dias, não poderia deixar de ter um programa mensal no meio digital para orientar e organizar as minhas atividades e acontecimentos pessoais e profissionais. Sendo utilizador android, o Google Calendar ganhou na minha escolha, principalmente por questões de layout, por estar dentro do mesmo ambiente de apps que mais utilizo no meu telemóvel.

Mas foi numa semana caótica com várias reuniões com alguns clientes, idas ao Porto e Lisboa para visitar amigos e gerar mais contactos, que me apercebi que não conseguia colocar detalhes dos meus compromissos como horário, local, com quem iria falar, o que iria fazer… num bloco de notas do telemóvel; é que depois ainda há a parte da sincronização entre dispositivos. Eu abria o computador, mas as cenas estavam no telemóvel. Resultado? Má impressão, pouco profissionalismo.

Foi primeiramente por questões profissionais que comecei a usar o Google Calendar, mas quando tens um calendário com tantas funcionalidades e que te permite planear e registar tudo ao mais ínfimo pormenor… ai, não descansei enquanto não explorei todas as formas de organizar à minha maneira!

Como eu utilizo o Google Calendar 

Então mas perguntas: o que realmente faço para estruturar os meus compromissos pessoais e profissionais? Como tenho a possibilidade de poder fazer no computador ou no telemóvel, qualquer momento é perfeito: 1 – combino algo, 2 – marco no Calendário. Feito.

Tenho vários “sub-calendários” personalizados para estruturar essas ações e distribuidos por diferentes cores; e agora a parte fixe: posso filtrar o meu calendário principal pelos “sub-calendários” que defini para uma fácil leitura e organização. Vamos então aos meus:

  • Atividades Pessoais – Coloco aqui todas as experiências pessoais que irei fazer nos próximos tempos, como por exemplo a ida ao Estádio do Dragão ver o Académico de Viseu em Fevereiro (por 5€ ver um jogo de Taça, nada mau!);

 

  • Blog (João Ribeiro) – Aproveito esta categoria apenas para depois poder publicar os meus artigos (eu sei que existem ferramentas para agendar artigos, mas os que conheço são pagos e este método é free!) e crio lembretes para me avisar que num determinado dia é altura de publicar. Simples;

 

  • Blog (Portuguese Break) – Vamos meter esta categoria em segredo… 😏

 

  • Lembretes – Aquelas cenas básicas como “Ir ás Compras”ou “Ligar a um amigo” é aqui que coloco; mais uma vez reforço a vantagem da sincronização do Google Calendar: apontas no desktop e recebes notificações no telemóvel no início do dia, a dizer que tens “x” tarefas; prático, right?;

 

  • Viagens – Não é a principal ferramenta que utilizo para programar as minhas viagens, mas é bom apoio para saber onde vou estar no próximo fim-de-semana ou no dia a seguir, e assim preparar-me com antecedência para bilhetes, malas, o que vamos fazer nesses sítios, etc;

 

  • Work – É aqui que coloco todos os meus compromissos profissionais como uma reunião com um cliente, e atividades profissionais como a ida a um Festival de Marketing;

 

  • Aniversários – Esta é preciso ser “ninja” ⚔️ para ter os aniversários do Facebook aqui, mas irei escrever mais tarde um artigo sobre como consegui fazer isto!

Tenho depois outros calendários extra que incluem dias festivos, acontecimentos e feriados, para criar conteúdos de Marketing. Tenho um gratuito que vos posso enviar; se alguem estiver interessado(a), é só enviar mensagem pelo Whatsapp!

Mais organização gera mais produtividade. Aproveita este momento em que estás em casa e organiza os teus compromissos e tarefas!

Gostaste deste Artigo?

Partilha com os teus amigos

Open chat
Tens alguma questão? Fala comigo!
Powered by