Todos os dias, cruzo-me com muita informação que passa nos canais digitais que utilizo como blogs, sites e redes sociais. Eu até costumo seguir fontes que acredito serem fidedignas, mas antes de encontrar a app de que vos vou falar hoje, tinha dois grandes problemas no momento em que absorvia essa informação boa: 1. desorganização e 2. distração.

Desorganização porque abria sites, blogs e redes sociais quase ao mesmo tempo para acompanhar os tópicos que mais me interessavam. Conclusão? Acabava por perder a paciência, o interesse e até o tempo, pois no Facebook lá aparecia um post de uma pessoa ou uma possível “fake news” para me distrair, quando o que eu queria mesmo era receber informação e estar atualizado (a tal distração de que falei há pouco).

O que precisava era algo que pudesse agregar toda a informação que queria ver, como também estar atualizado e guardar conteúdos que achava interessantes e úteis, sem ter que entrar em sites, blogs ou redes sociais; foi então que após mais uma saga de procura e teste de aplicações, encontrei uma das aplicações que mais utilizo diariamente: Feedly.

Já utilizo há uns meses e tem sido o meu “santuário” de informação quando quero estar atualizado. O seu design simples cativou-me logo desde o primeiro minuto e as funcionalidades que apresenta em modo gratuito têm sido suficientes para mim. Podemos criar vários feeds para um determinado tópico e reunir as fontes que mais gostamos; por exemplo, tenho feeds de Marketing Digital, Gastronomia, Viagens, Tech, etc., onde eu próprio defini esses nomes e as fontes para criar esses feeds.

Outra coisa fantástica que Feedly faz é que, quando entro na app, ele reune os principais artigos do dia, mostrando uma espécie de contador no canto superior esquerdo. Assim que termina, surge um botão “mark as read” para confirmar a minha leitura.

Existe também os Boards, que servem para guardar os conteúdos mais interessantes, e confesso que esta funcionalidade me tem dado muito jeito; e claro, não podia faltar o famoso “dark mode”. Tudo isto, em modo gratuito.

Existem muitas outras funcionalidades que o Feedly permite, pois é uma ferramenta bastante completa, nomeadamente para um contexto mais empresarial; no entanto, a nível pessoal, o modo gratuito tem correspondido às minhas expectativas e serve-me na perfeição. Se querem fugir às “fake news” e conteúdo sem sal, aconselho-vos a darem uma oportunidade a esta app!